Portugal começou da melhor forma a Liga Europeia de Futebol de Praia’2018, que decorre em Baku (Azerbaijão), ao derrotar a congénere da Bielorrússia por 3-2.
Integrada no grupo 1 da primeira fase, a seleccão nacional encontrou forte oposição dos bielorussos, que comandaram quase sempre o resultado, “falhando” quando Portugal acelerou a caminho do triunfo, conseguido no último período com um golo obtido por Léo Martins. Rui Coimbra (2) marcou os outros golos lusos, enquanto Chaikovski e Bryshtel obtiveram os tentos do adversário.
Para fechar os jogos desta primeira fase (grupo), Portugal defronta a França (sábado) e o Azerbaijão (domingo).
A Itália, Suíça, Ucrânia e Alemanha compõem o grupo 2.
Para o seleccionador nacional, Mário Narciso – em declarações publicadas no site da FPF – os “jogadores estão de parabéns. Tal como tínhamos previsto, o jogo foi muito difícil. A Bielorrússia, como sempre, tentou dificultar a nossa tarefa ao máximo. Trata-se de uma equipa muito forte fisicamente, não tendo sido fácil virar o marcador. Tenho de dar os parabéns aos jogadores que conseguiram dar a volta ao resultado, conseguindo uma boa vitória, impondo a sua maior capacidade técnica”.
Acrescentou ainda que “amanhã vamos querer ganhar novamente. Temos mais cinco jogos pela frente e quanto mais depressa conseguirmos os pontos necessários para a Super Final melhor. Se somarmos os nove pontos nesta qualificação poderemos rodar a equipa e procurar mais soluções para o futuro. A França tem boa equipa, mas assumimos que temos melhor equipa. Esse maior favoritismo tem de ser assumido dentro do campo, pois é aí que temos de mostrar que somos melhores.”
Esta competição iniciou-se em 1998, com o triunfo da Alemanha, estando a disputar a 21ª edição, realçando-se que três selecções se tem destacado ao longo da história, como são os casos de Portugal, Espanha e Rússia, que venceram cinco vezes cada um.
Alemanha, França, Itália, Suíça e Ucrânia venceram as restantes cinco.
Portugal obteve a primeira vitória em 2002 e a última em 2015.