Ao vencer a Espanha, depois de um jogo emotivo, até nos penalties, Portugal conquistou esta tarde o Mundialito de futebol de praia, na Costa de Caparica, em Almada, no dia do adeus de Alan ao Futebol de Praia.
Jogo sob uma temperatura de verão (30º), Portugal e Espanha tiveram bons momentos nos dois primeiros períodos, com os guarda-redes a serem chamados a boas intervenções, assim os golos surgiram no último período, com a equipa comandada por Mário Narciso a chegar a 2-0, golos de Martins e Jordan.
A Espanha respondeu aos golos lusos com três golos , Eduard (bis) e Llorenç operaram a reviravolta, no entretanto Raul Navarro, que tinha substituído na baliza de Espanha o o companheiro Dona que foi expulso, foi impotente para travar o remate de Madjer que permitiu a Portugal empatar e levar o jogo para o prolongamento.
Durante os três minutos do prolongamento, nenhuma das seleções marcou, levando a decisão desta edição do Mundialito 2018, para a “lotaria” das penalidades, onde o guarda-redes Andrade defendeu duas tentativas de conversão, uma por António e outra Chiky, só Llorenç converteu em golo, enquanto pelas cores lusas marcaram Madjer e Rui Coimbra.
Alan, aos 42 anos, disse hoje adeus à seleção portuguesa de futebol de praia, fez no torneio que o lançou em 1998, com a presença da família, dos seus companheiros de seleção, os actuais e outros que ao longo dos 20 anos fizeram com ele as dilicias de muitos amantes desta modalidade envergando a camisola das quinas, entre outros os Irmãos Xavier (Pedro e Carlos).
3.ª ultima jornada do Mundialito 2018
Estádio Multiusos de Areia, Costa da Caparica, Almada
Primeiro árbitro: Jude Utulu (Malta)
Segundo árbitro: Saverio Bottalico (Itália)
Terceiro árbitro : Sérgio Soares (Portugal)
Cronometrista: Francisco Costa (Portugal)
Portugal: Elinton Andrade; Rui Coimbra, Jordan Santos, Madjer (cap.) e Bê Martins
Suplentes utilizados: Tiago Petrony, Bruno Torres, Ricardinho, João Gonçalves e Alan Calvacanti
Treinador: Mário Narciso
Espanha: Dona (cap.), Antonio Hernandez, Francisco Cintas Caro, Llorenç León e Chiky
Suplentes utilizados: Raul Navarro, Riduan Dris Bouzian, Fernando Guisado Perez, Adrian Garcia e Eduard Molina
Treinador: Joaquin Alonso