Vinte anos depois, Jessica Inchude (Sporting) bateu o recorde de Portugal do lançamento do peso ao enviar o engenho a 17,46, acrescentando vinte centímetros ao que Teresa Machado tinha alcançado em 1998.
A luso-guineense, de 22 anos, bateu este recorde com vinte anos, tendo vencido a competição do peso feminino na 3ª edição do Torneio de Lançamentos, incluído nos Jogos Desportivos de Laranjeiro e Feijó, na Pista de Atletismo da Sobreda, organizados pela Junta de Freguesia e pelo Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro.
Há vários anos no país, Jessica Inchude, tem tido uma progressão fantástica nestes últimos dois anos, bateu – também recentemente – o recorde nacional de sub-23, com 16,98, acrescentando os 48 centímetros que a levaram ao topo da lista das portuguesas melhores de sempre.
De 1976, quando Adília Silvério chegou aos 16,20 – marca que sobreviveu 14 anos, quando surgiu Teresa Machado, com 16,23 – até aos dias de hoje o recorde progrediu um metro e vinte e seis centímetros, sendo de realçar que teresa Machado foi a mais longa recordista (entre 1990 e 2018). Outro dado curioso é que este recorde de Portugal esteve sempre nas mãos de atletas do Sporting, desde o tempo da malograda Lídia Faria, a rainha das pistas nos anos sessenta.
Com este resultado, Jessica alcançou o mínimo B para os europeus de Berlim (Agosto), o que garantirá a presença se mais nenhuma atleta conseguir chegar ao registo A (17,60).
No entanto, tal como tem feito anteriormente, a atleta irá representar a Guiné Bissau no Campeonato Africano (Nigéria), o que não deixa de ser uma contradição (ainda que legal e justificada) porquanto vive em Lisboa com os subsídios do Estado Português e do Sporting, competição que dispunha na mesma altura que o europeu.