O Benfica foi o mais “beneficiado” na primeira jornada da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo, que este sábado se concluiu em Birmingham (G. Bretanha)., porquanto o Sporting viu a estafeta de 4×100 metros ser desqualificada por má transmissão do testemunho.
Na competição masculina, o Benfica está na segunda posição, apenas a dois pontos e meio dos turcos do Enka (85,5 – 83), tendo a estafeta de 4×100 metros alcançado a única vitória para os benfiquistas, diferença que pode ser recuperada.
Composta pelos atletas José Lopes, Diogo Antunes, Filipe Curvelo e David Lima, o quarteto somou 39,61 e bateu todas as restantes equipas (nove).
No lado feminino, foi precisamente a estafeta de 4×100 que foi eliminada e fez o Sporting perder muitos pontos, tendo 76 contra 82 da Espanha (2º) e 89 do Enka (Turquia), diferença que poderá não ser recuperada este domingo, na segunda jornada. Mas enquanto houver esperança… tudo pode acontecer.
Patrícia Mamona, que esteve lesionada e só reapareceu nesta competição, foi a única a vencer uma prova, no triplo-salto, com 13,53, ainda longe dos mínimos (13,90) para os europeus de Berlim.
Afinal Sara Moreira não recuperou da lesão e foi substituída por Inês Monteiro, que obteve o segundo lugar.
A liderança das equipas turcas do Enka é normal, porque campeãs nos últimos anos – excepção para o sector feminino em 2016, quando o Sporting venceu – pelo que tem o caminho aberto para novos êxitos.