Cerca de mil e seiscentos atletas vão tomar parte na Corrida de Alverca, evento que se integra na comemoração do centenário das ex-Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – hoje em dia, baptizada com o nome de OGMA-Industria Aeronáutica de Portugal, SA, pertencendo a maioria do capital à brasileira Embraer, com a portuguesa Empordef a ser o outro sócio.
Este foi mais um parceiro que a organização (Portugal Talentus) angariou para apoiar a edição deste ano que, sendo ainda de “tenra idade”, começou com 900 atletas e tem aumentado até aos dias de hoje: 1.300 na segunda edição e 1.500 na terceira, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Inês Henriques, a ex-recordista e campeã mundial dos 50 km marcha e o que foi recordista mundial dos 10.000 metros, Fernando Mamede são os padrinhos da denominada “IV Corrida Cidade de Alverca/OGMA 100 anos de evolução”, marcada para o próximo domingo (dia 20).
Em termos de atletas de nomeada o momento (preocupação com a obtenção de mininos para os europeus de Berlim) não é propício à presença do “top tem”, mas por certo que a equipa de Triatlo da Portugal Talentus – que comanda o campeonato nacional – dispõe de atletas internacionais nesta modalidade e que poderão fazer a diferença.
A Avenida das Palmeiras (Malvarosa) será o palco da festa de início, que começará com o desfile dos “motards” (9H20), seguindo-se o aquecimento e, às 9H30 será dada a partida para a corrida propriamente dita (10 km). Os concorrentes fazem uma volta de cerca de 1.000 metros na referida avenida (Palmeiras), passando de novo pela partida e rumarão até ao Complexo da Base Aérea de Alverca, onde terminarão a prova, num percurso inovador.
Pelas 9H50 será feito o aquecimento para a caminhada (6,5 km) e a partida pouco depois, rumando também à base aérea.
No final da corrida e antes da entrega dos prémios terá lugar a cerimónia de apresentação da equipa de triatlo da Portugal Talentos, terminando com a entrega dos prémios aos melhores classificados em todos os escalões etários.
António Nobre, o director da prova e do clube organizador (Portugal Talentus), “após o êxito da primeira edição, confinada quase em exclusivo em torno da área militar e das pistas, a Corrida Cidade de Alverca veio até à cidade, sem contudo abandonar a sua matriz: correr ou caminhar na pista de aviação mais antiga de Portugal”.
Nobre salientou ainda que “a Corrida Cidade de Alverca não é somente mais um evento desportivo de massas, mas uma acção de grande impacto cultural e social. Uma vez por ano, a população de Alverca e arredores terá a possibilidade de visitar uma área de segurança restrita, onde em 1 de Setembro de 1912 foi realizado o primeiro voo num avião pilotado por um aviador português”.
De acordo com António Nobre, “cinco minutos antes da partida sairá a caravana motard que anunciará a passagem da corrida uns minutos mais tarde. No final, todas as motos estacionarão na praça central da Malvarosa, junto à meta. Nesse mesmo local ocorrerão exposições diversas, exibições de dança e espectáculos musicais”.
Uma manhã festiva em Alverca tendo como tópicos especiais a prática da actividade física – que é muito importante para a saúde de cada um – e a passagem pela pista de aviação mais antiga de Portugal.
Visite o facebook (Portugal Talentus) e saiba mais informações.